27 de novembro de 2015

Lavagem da roupa sem químicos

Quando ouvi falar nas nozes de saponária fiquei maravilhada. Diziam que havia um fruto, cuja casca seca lavava a roupa tal e qual um detergente industrial! Fui logo ver o que era isso…


As nozes de saponária (sapindus mukorossis) são uma alternativa natural, económica e ecológica aos detergentes convencionais. Cresce nas árvores, é-lhe retirado o caroço, é seca e depois é embalada. E é este o tratamento que leva! 500gr dá para aproximadamente 200 lavagens e com as nozes podem-se fazer ainda outros detergentes: para a máquina da louça, para as superfícies da casa, para a louça, para as mãos, etc.

A verdade é que lava tão bem quanto qualquer outro detergente, faz imensa espuma, não precisa de amaciador e pode-se perfumar (ou não) a roupa a gosto do freguês. Gosto de juntar umas 6 gotas de óleo essencial de lavanda no saquinho, mas mesmo sem óleo nenhum a roupa fica com aquele cheiro a lavado, sem perfumes, ideal para recém-nascidos.

Eu comprei aqui, é super rápido a chegar e traz: um saquinho pequeno, o saco onde vêm armazenadas, um folheto com informações e receitas de detergentes e ainda trazia um saco com alça ecológico da loja (útil para uma pequena ida às compras ou para a praia).

Sem comentários:

Enviar um comentário