12 de fevereiro de 2016

Actividade Montessori: Transferência de massinhas



Uma das primeiras actividades que fizémos em casa foi a transferência de massas. Inicialmente a ideia era usar uma colher, mas como ele não sabia usá-la experimentou com as mãos e, para além de ser mais estimulante era também muito mais fácil!
No início é normal que haja massa espalhada pela casa, que coma massa crua, que atire massa para todo o lado, que despeje a massa para o chão e até que espalhe a massa que jogou para o chão pela casa toda. Com o tempo, a insistência e a demonstração o que passa a acontecer é o oposto. Para além de trazer o tabuleiro quando quer fazer a actividade, no fim guarda-a no lugar. Já não há massas no chão nem na boca, quando as massas caiem fora ele apanha-as.




Para esta actividade a preparação é muito simples. Num tabuleiro colocam-se duas taças, uma vazia, outra com massinhas, e depois transfere-se de um recipiente para o outro. E isto pode-se fazer de várias maneiras: com uma colher, com uma pinça, com uma palhinha, com a mão ou com qualquer outro objecto que sirva o efeito. No fim guarda-se o tabuleiro, fazendo sempre tudo muito calmamente e em silêncio.


Sem comentários:

Enviar um comentário