22 de fevereiro de 2016

Uma fusão



Era domingo. O rapaz dormia tranquilamente, enquanto eu estava refastelada no meu maravilhoso sofá quando dei um passo atrás, mentalmente, e avaliei a vida e a educação do meu filho. Sabia bem o que queria, mas às vezes é difícil encontrar o caminho certo, as coisas não correm como pensamos ou planeamos e temos que repensar, reajustar ou mesmo mudar por completo o nosso caminho. Desde que a conhecia que adorava a Maria Montessori e o seu método. Tinham sido maravilhosos na nossa vida e, principalmente, na vida do meu rapaz. Sabia que o nosso-seu caminho passaria por aqui, sempre, mas ao avaliar a sua vida e a sua educação pensei que pudesse beneficiar muito se juntássemos à equação a abordagem inspirada em Reggio Emilia. A exploração do meio e dos objectos era extremamente atractiva! A exploração da luz, das cores e dos reflexos, diferentes materiais para descobrir conceitos e aquela cóceguinha que ainda não consigo explicar, mas que me lembrava sempre um artista no seu atelier, rodeado de materiais, inspiração, ideias, memórias e vida. Achava que deveria ser muito gratificante para uma criança explorar tudo isto (ou não tivesse eu uma, ou duas, costelas artísticas). Por isso, a proposta estava feita: juntaria um pouco da abordagem inspirada em Reggio Emilia cá em casa para ver os resultados.
Como não estava à vontade com a abordagem (que era muito flexível, sendo diferente de zona para zona, baseando-se no meio e espaço em que a escola se inseria), procurei alguma orientação e passado pouco tempo já tinha encontrado esta lista, bem como eu gostava, e tinha decidido pôr em prática. Sabia, no entanto, que iria demorar mais do que os 30 dias prometidos, pois teria que arranjar material que não é fácil arranjar de um dia para o outro (pelo menos na nossa zona), mas o desafio estava aceite e iria levá-lo até ao fim! Pelo rapaz!
E assim tinha começado a nossa fusão de Maria Montessori & Reggio Emilia I.A., um dia de cada vez.


Estava também decidido que haveria de partilhar esta mudança/evolução no blog, embora ainda não soubesse com que frequência. Diária? Semanal? Apenas quando houvesse mudanças significativas e visíveis para mostrar?

Sem comentários:

Enviar um comentário